Garantir que as metas sejam possíveis de serem atingidas é o primeiro passo para engajar a equipe de vendas
Desde os tempos mais remotos os povos tinham como objetivo a sobrevivência, como se resguardar do frio, ter água e comida e se proteger dos animais. Com o passar do tempo e a crescente relação entre os povos, surgiram as primeiras atividades comerciais que se baseavam em trocas naturais, aonde partes negociavam alimento, couro e armas. Depois, o objetivo de um não contemplava o do outro e por isso surgiram as moedas e junto dela a produção da riqueza ou raridade que passaria a ser um fator essencial e que indicaria o seu preço mais elevado. Em contrapartida, outras mercadorias de fácil obtenção ou fabricação teria valoração menor.
Foi aí que o comércio passou a ter compreensão de uma atividade, que hoje em dia abrange um universo cada vez maior de fatores e variantes. [Fonte Brasil Escola] Um deles, as metas, comuns no ramo comercial, independente da natureza, tem o mesmo objetivo: alcançar uma intenção “x”.
No varejo a maioria das metas são para aumentar as vendas, mas há também para conquistar novos clientes, novos seguidores, vender um produto específico, reter e fidelizar clientes. Longe de gerar conflitos, a ideia de estabelecer metas no varejo tem como principal objetivo o aumento da produtividade da equipe e claro e, em contrapartida, o reconhecimento por meio de premiação, bônus, comissão, etc.
Mas como definir uma meta plausível para os vendedores? Que seja viável e não abusiva?
A literatura está cheia de referências. A mais conhecida é a SMART.
A ideia da Meta SMART foi desenvolvida por George Doran, que em 1991
Definir metas para os vendedores é importante para qualquer loja, pois permite estabelecer objetivos, assim como avaliar o desempenho das vendas, ao contrário, não é possível promover ações para melhorar a performance e atingir os resultados esperados.
Porém, sem metas definidas não há referência clara para orientar as decisões de gestão e os vendedores acabam perdidos, sem uma referência do mínimo que é preciso vender. Além disso, a definição de metas contribui para o engajamento e motivação da equipe, que se sente parte importante do processo de melhoria contínua da organização.
Comemorar as metas atingidas com os vendedores é uma forma de incentivar e retribuir o esforço da equipe de vendas
A ideia então é vender mais, mas quanto?
Já é comprovado que as metas têm efeitos positivos, mas elas devem ser assertivas. É importante revelar o valor a ser alcançado, a quantidade de itens a serem vendidos, pois é isso que faz a “ambição” se materializar, a de conquistar o objetivo e ganhar algo em troca.
A Neopro é uma plataforma de mensuração de metas. Tudo o que é preciso para motivar os vendedores e deixar transparente todo o processo.
E a Neo traz um bônus, dois canais de informações, que chega na ponta. O primeiro é o de campanhas de vendas e o outro é um canal direto de informações, entre os vendedores, gerentes, supervisores, Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, Franqueados, etc.
Além disso, oferecemos ao vendedor a oportunidade de escolher a sua meta, caso queira estabelecer um valor maior de comissão mensal. Temos a plataforma de incentivo, ranqueamento e estimativa de venda, seja por peça ou ticket médio.
Já pensou tudo isso monitorado pela equipe de backoffice, que pode avaliar o desempenho dos vendedores e ainda agir rapidamente, caso seja preciso alguma intervenção.
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